Encontre aqui

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ciclo menstrual

Olá gurias, tudo bem?

Hoje vim falar de um assunto que não faz mais parte da minha vida, exatamente porque sempre me afetou bastante: menstruar.

Mentruei a primeira vez em 2000, com quase 13 anos. Desde então, todo mês sempre foi muito sofrido pra mim.

Era muita tristeza...



E irritação...


Além disso, eu queria comer tudo que tinha pela frente







Há mais ou menos um ano eu pedi pra minha médica um anticoncepcional de uso contínuo e minha vida melhorou totalmente neste sentido.
Só que pelo sofrimento anterior, eu sei muuuuito bem como a menstruação interfere na nossa vida, e no nosso treino.

Não adianta, nós somos caixinhas de hormônios e tudo o que rege a nossa vida no universo feminino tem a ver com nossas fases ao longo do mês. Então vamos entender como ele interfere REALMENTE.
Um ciclo menstrual de 28 dias pode ser dividido em 4 fases: menstruação (1º ao 4º/5º dia), pós-menstrual (5º/6º ao 11º dia), intermenstrual (12º ao 22º dia) e pré-menstrual (23º ao 28º dia)

Na fase menstrual, muita gente se engana, mas não é regra ter desempenho piorado. Cerca de 70% das mulheres alcançam igual ou melhor, e 30% tem uma queda. De qualquer maneira, a diminuição da performance refere-se a exercicios prolongados, mas nos de velocidade melhoram. O que acaba atrapalhando são os efeitos psicológicos, mas o sangramento não muda a execução.


Na fase pós-menstrual o desempenho físico da mulher está na melhor performance, em função do estrógeno que aumenta neste período, além da ativação da glândula supra-renal, que provoca maior secreção de noradrenalina (simplificando, ela é parceira da adrenalina, aumenta o metabolismo e consequentemente ajuda a queimar gordura).

Na intermestruação, a progesterona está subindo e o estrógeno caindo. Isso favorece diretamente as atividades aeróbicas.

Já na última fase que sempre merece mais atenção, não adianta: é a pior mesmo. Tanto o estrógeno quanto a progesterona estão caindo, o que dificulta na utilização de cargas nos exercícios. Porém a atividade física alivia a dor, devido a liberação de endorfina, portanto não tem desculpa. Se for o caso, é bom diminuir o ritmo, mas não precisa cortar os exercícios nestes dias.

Gurias, só pra deixar claro, foi uma opção MINHA não menstruar mais (inclusive minha gineco não foi muito a favor). Conversem bastante com a médica de vocês caso queiram tomar a mesma decisão que eu.

Bjs e bons treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário