Encontre aqui

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Chimarrão (ou mate, para as íntimas)

Já falei aqui que não gosto de tomar água. E como algumas de vocês sabem, sou gaúcha e moradora do Rio Grande do Sul. E agora me dei conta que apesar de não gostar de tomar água, agora que eu trouxe o aparato todo pro chimarrão (ou como fala o meu povo do interior, o mate), eu vou acabar ingerindo mais água do que vinha consumindo. Eu sempre tive o costume de tomar em casa, mas como pouco fico em casa, não estava tomando mais.

O chimarrão é um hábito do gaúcho, e durante muito tempo a única coisa que eu sabia que ele tinha era cafeína. Aí resolvi pesquisar pra tentar entender se além de cafeína, e além de ser um costume legal (ele remete a uma união entre as pessoas), ele trazia algum benefício.

E vi que tem MUITOS benefícios.

A fonte é de Renato Kaspary (mestre em botânica) e Eunice Valduga, que escreveram sobre a erva-mate.
Na constituição química da erva-mate, aparecem:
Alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.
Assim, considera Kaspary, "a erva- mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo".
Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.
Destaca-se principalmente que o mate é estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Por outro lado, o chimarrão atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco (oi termogênico?) e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.
O chimarrão, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome.
A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele.
As análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.
O chimarrão é rico em ácido pantotênico, encontrado em menor escala na tão propalada geléia real das abelhas, muito procurada pelas características medicinais que possui.

Olhando as informações nutricionais do pacote de erva:
Valor calórico - 0kcal
Carboidratos - 0g
Proteínas - 0g
Gorduras - 0g
Sódio - 0mg
Glúten - não tem

O gosto: é amargo. Mas bem menos amargo que o chá verde por exemplo (só pra vocês terem uma noção).

Sério gurias, fiquei MUITO feliz quando li isso tudo. Espero que as gaúchas que não têm o costume, comecem a tomar chimarrão (a erva é mais barata por aqui que no resto do Brasil), e quem sabe todas as leitoras possam aderir. Meu padrinho, paulista e morador de Brasília, toma chimarrão todo dia.

Beijos e bons treinos (e bons mates).

3 comentários:

  1. Quanta propriedade boa do mate, Bah! Aproveite esse ótimo costume então! :) Aqui em SP não temos esse costume, de vez eu quando tomo um mate gelado do "Rei do Mate" hehehe... Mas já provei o típico de vocês quando fui pro Uruguai!
    Beijos,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Nooossa.... como jah disse moro no RJ mas sou gaúcha, mas eu e meu noivo tomamos chimarrão todo dia.. sabia q era bom, mas nem tanto, e ainda curto água e tomo bastante tb! Mas o gosto nem acho amargo, n sei se eh costume, mas sou apaixonada pelo chimarrão hehe sinto falta se n tomo bjss
    Aline RM

    ResponderExcluir
  3. É! Eu sempre tomo mate de manhã. É a primeira coisa que eu faço quando chego no trabalho. Sou simplesmente VICIADA, e se eu não tomo, lá pelas 09:30 já estou morrendo de fome (apesar de tomar um café da manhã normal). Também não tenho o costume de tomar água e acho (com certeza) que supro essa necessidade com o chimarrão!

    ResponderExcluir