Encontre aqui

terça-feira, 10 de abril de 2012

O preconceito

Meu namorado compartilhou uma imagem no Facebook da Loja Fitness e resolvi trazer pra cá, pra quem não chegou a ver nas redes sociais.

Talvez em postar essa imagem eu passe uma imagem errada, então já quero deixar claro:
Eu acho que as pessoas devem sentir-se bem consigo mesmas. Acho que todos devem procurar o melhor dentro de si, tanto psicologicamente como esteticamente. Só que esse estético varia de pessoa pra pessoa. Tenho amigas mais cheinhas que se contentam em se embelezar no rosto, cabelo, e roupas. Se eu concordo? Não. Mas é o que elas preferem, e eu respeito. 
Tenho uma amiga super sarada que não liga nada pra se arrumar. Treina, come bem, fica com um corpão, mas não valoriza com as roupas. Se eu concordo? Também não.

Eu não me achava bonita mais gordinha (e ainda não acho) e me preocupo em mudar isso. Caso eu fosse feliz e gordinha, talvez nunca tivesse feito dieta, apenas cuidado da saúde.
"Não concordar" não significa desrespeitar. Cada um é cada um, mas acho interessante esse texto pra compartilhar com vocês.

Esse texto na verdade é sobre preconceito. Das saradas contra as gordinhas, mas principalmente das gordinhas contra as saradas. Normalmente mulher bonita é vista como burra, e não é o caso.

"De vez em quando tem alguém compartilhando um texto - supostamente do Arnaldo Jabor - que descreve o que seria uma mulher de verdade. Que mulher para ser de verdade tem que ter gordurinha, tem que ter celulite, tem que sair e encher a cara.
E como se não bastasse, ainda diz nas entrelinhas que mulheres que cuidam da saúde, treinam, não bebem e não vivem na balada, são burras e não são uma boa companhia.

O que mais me admira - ou não - são mulheres compartilhando isso, sem perceber que o texto é depreciativo e as nivela por baixo, afinal, eu não acredito que as mulheres tem que escolher entre serem bonitas ou inteligentes. Esse tipo de escolha limita a mulher e não tem mais lugar nos dias de hoje.
Gente burra e limitada tem em todo lugar, não precisa ser bonita e gostosa para isso, não é a toa que o texto é mal colocado e mal compartilhado.

Conheço várias mulheres que além de lindos corpos, apresentam um conteúdo ainda melhor. Professoras, empresárias, pesquisadoras, advogadas, nutricionistas, todas com uma rotina de estudo, trabalho, TREINO e DIETA!
Mulheres bem sucedidas que precisaram de muita disciplina e determinação para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, e que levam para os treinos e para dieta esse mesmo comprometimento. Tatiany Faria, Luciane Vieira e Renata Guaraciaba Atleta Ifbb, são alguns exemplos de mulheres que levam isso ao extremo, pois vão além do cuidado com o corpo - são atletas de rendimento, bem sucedidas profissionalmente e pessoas muito queridas e divertidas.

Ficar horas no salão de beleza ou em pé de salto alto na balada vc aguenta, mas treinar 40min por dia não?!
Encher a cara 1,2, 3 vezes na semana vc aguenta, mas beber 3 litros de água por dia não?!
Gastar uma grana em cremes, bolsas e sapatos todo mês tudo bem, mas pagar um personal trainer é caro?!

Mulher não precisa ser só bonita ou só inteligente, mas precisa ser honesta ao menos consigo mesma.
Ta na hora de parar de diminuir o sucesso alheio, admitir o próprio fracasso e buscar seus ojetivos, independente de quais sejam!"

Texto de Thiago Muller.
Foto Erin Stern.

Ps: Hoje fiz um perfil no twitter para o blog. Segue aí :D


2 comentários:

  1. Meu Deus, quanto post eu perdi por aqui! Mas vamos lá :) Primeiro que já estou te seguindo no Twitter.
    Segundo que o texto é ótimo! Acho que a inteligência é mostrada também na maneira com que você cuida do seu corpo, não só da mente.
    Beijos,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tipo do cara que sabe o que diz! Grande treinador e namorado da superNicole Eccel... que mais tu qué?!?!

    ResponderExcluir