Encontre aqui

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O sedentarismo

Já comentei aqui que era uma criança gordinha, mas acho que nunca falei que era uma criança e pré-adolescente totalmente sedentária.
Quando criança eu odiava aula de educação física, gostava de brincar na rua (mas logo cansava) e adorava televisão, filmes e comer bobagens.
Quando eu fiz 16 anos, resolvi mudar essa situação e comecei a caminhar mais. Aí comecei a correr. E aí não parei mais.

Hoje em dia eu fico vendo pessoas sedentárias na frente do sofá e fico pensando "como que é possível"? O corpo humano é programado para o movimento. Nossos ancestrais tinham que caçar pra viver, e se movimentavam demais. E tem gente que considera fazer 30 minutos de atividade física, 3 vezes por semana, um sacrifício.

Não, eu não estou dizendo que exercício físico é a coisa mais prazerosa do mundo pra mim. Não é! Eu NÃO GOSTO de fazer. Mas sinto falta. Se fico 2 dias sem fazer exercício, meu corpo pede que eu me movimente. Tanto é que as vezes não tenho nada pra fazer no fim de semana, de tarde, e saio pra caminhar ou correr. Meu corpo pede isso.

Todo mundo sabe os benefícios que o exercício físico proporciona, tanto na saúde quanto na estética. A questão sempre é dar o primeiro passo.

Quando a gente resolve deixar o sedentarismo pra trás e começa a atividade física, várias coisas te desestimulam. Algumas desculpas muito usadas, e outras que eu já ouvi nesses anos: falta de tempo, cansaço, estresse no trabalho (ou qualquer tipo de estresse), doenças respiratórias (asma), período menstrual.

Falta de tempo: Não é desculpa, pois falta de tempo não existe. Durante o segundo semestre de 2009 eu estava fazendo meu trabalho de conclusão da faculdade. Trabalhava, estudava, escrevia o TCC e treinava.
Como? Organização! Das 9h às 19h eu trabalhava. Usava meu almoço para treinar (minha academia na época é perto do lugar onde trabalho), estudava todo dia das 19h30 até 23h. Chegava em casa, comia e ia para frente do computador escrever meu trabalho de conclusão. Porque eu tinha definido pra mim mesma que não iria escrever durante o fim de semana, para ficar com meu namorado. Isso durante 6 meses. Tempo, quem realmente quer, dá um jeito.

Cansaço: Cansaço depois de um dia exaustivo é normal. Mas preguiça é outra coisa. Se o cansaço acontece todos os dias, é preguiça. E preguiça se vence com só com o poder da mente.

Estresse: Exercício físico libera endorfina. E endorfina reduz o estresse. Next!

Doenças respiratórios: Antigamente era normal pensar-se que uma pessoa asmática não deveria praticar exercícios. Hoje sabe-se quem, cumprindo um plano adequado, o asmático pode e deve praticar atividade física. Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, 16,7% dos atletas americanos eram asmáticos. Em 30% deles ganharam medalhas. Next!

Período menstrual: Desculpa esfarrapadíssima. A não ser que a mulher esteja com dor, não é justificativa.


Para iniciar atividade física, só é preciso o primeiro passo. E ser observador. Observar o que acontece no corpo. Não só esteticamente, mas em como o sono melhora, a disposição, a energia, enfim, tudo. E daí pra tornar um hábito, é só manter.

Boa sorte!

2 comentários:

  1. Adorei o texto! E admirei MUITO sua força de vontade no período que estava fazendo o TCC!
    Realmente quem quer MESMO dá um jeito...
    Beijos,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati. Muito obrigada pelo apoio.
    Bjs

    ResponderExcluir